O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




segunda-feira, 5 de julho de 2010

Madrugada


O galo
Do meu
Vizinho
Sofre
[Tem de
Entalhar
Sozinho
A madrugada]
Assim
Como eu
Que
Sozinha
Moldo
Os dias
Esculpo
A vida
Com falta
Quase
Absoluta
De
Matéria-prima

Lá está
O galo
Às quatro
E trinta

Cá estou eu
Labutando
Com a escassa
Argila
Com a rala
Tinta
Do pensamento
Na vã
Tentativa
De restaurar
A velha
E gasta
Rotina

Ah
Se eu
Contasse
Ao menos
Com uma
Ou outra
Sobra
De fantasia...


Zélia Guardiano




Cai ante meus olhos a culpa amarga de Aléctrion.
Marte, iracundo, ergue os olhos para o céu...
E, enquanto a deusa Noite cochila em seu trono,
Febe, num ato de malícia, exibe sua beldade branca
Capaz de adormecer os homens e atormentar os deuses.



RODRIGO DELLA SANTINA



Bom Dia

O galo cantou novamente
bem na manhãzinha
cocoricó
instigando
todos a acordar
já que o sol
insiste em demorar
ele cantou
cocoricó
galo inebriado,
bêbado,quem sabe de sono
o galo cantou.
para suas galinhas,
cantou?
quem sabe,dizendo;bom dia
quem sabe,ainda boa noite.


Mateus Luciano


Esta ilha não tem fortuna
Trocou-a por um curioso mistério
Este irreal e intenso verde
Que inunda o olhar mais sério

Nesta ilha há um beijo na tua procura
Nesta ilha as pedras não têm idade
Nesta ilha as juras são lançadas à maresia
Nesta ilha o sonho é janela da verdade



O Profeta


Ó galinho sem vergonha,
porque cismas de cantar
no momento melhor do meu sono
só pra vires me acordar

Acordar pra ver sol
os pássaros a cantar
O perfume das flores
O mato cheirando forte


Não seria má ideia se tivesse aqui comigo
Alguém a quem amar
Acordaríamos juntos

Com carinhos para dar

Levantaríamos e daríamos bom dia ao sol
e sairíamos correndo pelos campos verdes
como duas crianças felizes
Tudo seria tão belo....

Mas foi um sonho que vivi
Então, não canta mais não
Não relembre a solidão
Por favor, deixe-me dormir.


Ianê Mello






Diálogo Poético: Colaboradores: Zélia Guardiano, Rodrigo Della Santina,Mateus Luciano, O Profeta,Ianê Mello

10 comentários:

Batom e poesias disse...

Zélia
"Um galo sozinho, não tece o amanhã" (João Cabral).

Pobre do galo do seu vizinho...

Mas a ti não falta poesia.
bjs

Rossana

Rodrigo Della Santina disse...

Bacana o poema, minha cara, gostei do modo como o fez!
Grande abraço,

Marta disse...

Nem sempre consigo erguer a cabeça...
Porque nada me faz rir...
Sinal de que perdi a esperança...
Eu, que tentava colar todos os pedaços....
Eu, que ficava eufórica quando consegui encontrar um caminho...
Prefiro agora a noite...
Posso chorar à vontade; ninguém me ouve...
Só mesmo o galo antes de anunciar que o dia volta...


Beijos e abraços
Marta

Amor feito Poesia disse...

"O correr das águas,
a passagem das nuvens,
o brincar das crianças,
o sangue nas veias.
Esta é a música de Deus."


Hermann Hesse


Feliz dia com poesia e beijos meus!

Jairo Cerqueira disse...

Lindão, Zélia.
Uma bela analogia entre o tecer e o cantar.
O galo é um orador que desperta a nação. Assim disse Xangai!

garoto cientista disse...

olha, um galo pela manhã fazendo todo este barulho, merece uma botinada, mas este poema, fora de sério, parabéns aos colaborados, belíssimo.

Patrícia Lara disse...

Versos maravilhosos!

Parabéns a todos que participam desde espaço!

Abraços,
Patrícia Lara

O Profeta disse...

Esta ilha não tem fortuna
Trocou-a por um curioso mistério
Este irreal e intenso verde
Que inunda o olhar mais sério

Nesta ilha há um beijo na tua procura
Nesta ilha as pedras não têm idade
Nesta ilha as juras são lançadas à maresia
Nesta ilha o sonho é janela da verdade

Doce beijo

AC disse...

Olhamos, tentamos perceber (-nos), saber o nosso lugar...

Ianê Mello disse...

Parabéns à todos.

Bjs.

Related Posts with Thumbnails