O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




domingo, 10 de julho de 2011

Convite: Vamos dialogar com Drummond?



No meio do caminho


No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.


Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra


Carlos Drummond de Andrade


No meu caminho


havia uma pétala


Depois do espinho
há sempre uma sépala


No meu copo de vinho
caiu uma libélula


Perto do menino
avistei uma cédula


Agarrei-a, saí de fininho
-Não seja incrédula!-


Na pressa, caí sozinho:
a porra de uma pedra!


Marcelino



A Pedra no Caminho 


Pedras em meu caminho
muitas já encontrei
muitas hei de ainda  encontrar
eu sei...
pés calejados pelas topadas
que já levei 
eu tenho...
algumas vezes cai
noutras me equilibrei
pedras arredondadas
pedras pontiagudas
pedras brancas
pedras acinzentadas
pedras grandes e pequenas
pedregulhos...
seres inanimados
sempre no meio do caminho
não se movem
não crescem
não encolhem
nada tem
e de nada precisam
apenas existem
aqui e acolá
no meio do caminho
do meu
do seu
do nosso
de todos os caminhos 
dos passantes
que vão pela rua
em dias de sol
em noites de lua
pedra bruta
pedra morta


Ianê Mello



Diálogo Poético: Drummond, Marcelino, Ianê Mello


Créditos de Imagem: google

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails