O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A MATURIDADE

Pintura de Francine Van Hove


Essa imagem que meus olhos fitam refletida no espelho,serei eu?
Pareço diferente aos meus próprios olhos. Algo mudou mas não identifico exatamente o que.
É certo que o tempo passou. Lá se foram alguns anos de minha vida. A pele já não tem o mesmo viço e frescor. Os olhos, ligeiramente inchados nas pápebras, já não possuem o brilho de outrora. Há linhas de expressão, ainda que leves, a se formar em meu rosto. Já posso vê-las. Meu corpo, ah, meu corpo... já não possui as curvas tão definidas e o desenho dos músculos já se perdeu. Mas também, o que eu poderia esperar, já não sou mais uma jovenzinha.
Sim, a vida passa e deixa suas marcas, umas visíveis, outras não. As que vejo no espelho e me impressionam (preferia não tê-las) são, de certa forma, as de menos importância. Em meu coração abrigo cicatrizes, que por vezes ainda sangram como feridas abertas. Dores de amores mal vividos, de significativas perdas, de sonhos naufragados, de desejos inconfessos. Essas, sim, são as marcas, que embora não expostas, incomodam mais. Mas é claro que também, a vida já vivida me transmitiu um legado positivo. Até mesmo o sofrimento e, principalmente ele, nos faz evoluir. Posso dizer, então, que meu maior ganho nesses anos tem sido a cada dia, me descobrir, me conhecer, me aceitar e sentir amor, verdadeiramente, por esse ser que enfrenta o próprio medo e se faz a cada passo mais inteira.


 
Ianê Mello


6 comentários:

Rosamaria disse...

A maturidade é verificada quando a pessoa reconhece que é a única responsável, pelos seus problemas e pelas suas alegrias.

Gostei do seu blog. Blog não rsrs
seu canto... seu aconchego.

Beijos!

das várias disse...

bonito e dolorido post 'A Maturidade', faz pensar e elaborar outros objetivos, anseios a não ser os que já foram, preocupações do ego em si, e agora o desafio da consideração, da doação, da compaixão maior com os outros e se tiver que refazer algo, com certeza não será da mesma forma, talvez com mesmo resultado, mas por um ângulo muito mais instigante, aguçado. enfim, é a vida que foi e que hoje temos muito mais prazer, achamos mais saborosa, suculenta, profunda, a meu ver, deste ponto de vista, devaneando um pouco, me lendo, observando e procurando ver a vida de forma mais justa, generosa.

reginamarte disse...

Lindo,acho q estou passando por esse momento e me identifico bastante com esse poema.

Unknown disse...

A lágrima com o brilho do cristal,
banha o teu rosto, a tua história;
a maior força do bem sobre o mal,
traça as honras da tua vitória...

Oswaldo Genofre

Amor & Paz no seu dia...M@ria

Ianê Mello disse...

Agradeço a todos pela atenta leitura.
Voltem sempre.
Beijos.

Cria disse...

Sôfrego, mas belo, como sempre !! Beijos.

Related Posts with Thumbnails