O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




sábado, 3 de dezembro de 2011

Amores Gris







Nossos olhos não mais se vêem
Cobertos nossos rostos pelo véu da indiferença
E no vazio que entre nós se instalou
enchi de versos sua presença



Para me sentir mais perto construí
pontes de palavras pelo chão
Estreitando a distância que se fez
nos corpos lado a lado no colchão



E na penumbra da ausência distraída
brinquei de me enganar que era feliz
e numa ternura descabida
teci com palavras amores gris


Ianê Mello

 
Amor cinzento é o meu
Amor anoso
Amor que floresceu
E me deu gozo


Em interregno anos vivi
Desde a infância
Mas tudo eu resolvi
Com a distância


Parecia só haver em nós indiferença
Num vazio que em ambos se instalou
Mas com cartas supri sua presença
E a chama anos passados por fim voltou


O mar nos separou por algum tempo
Que foi de angústia e também de ilusão
Mas com o regresso, terminou esse tormento
E a calma nos voltou ao coração


Esse amor então se transformou em maravilhas
Em frutos que enchem de encanto as nossas vidas
São eles o carinho e a ternura de duas filhas
E de dois netos que tornam nossas vidas coloridas


Joaquim Vale Cruz 




Créditos de Imagem: Pintura de René Magritte - Os amantes.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails