O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Dialogo Poético : Ianê Mello e Beto Palaio




POEMA DO VIVER


Quando me vejo assim meio sem jeito
cheia de dedos e de dados
a vida num jogo apostado
um jogo pra ser bem jogado

e eu, ali, mãos indecisas
a tatear nas sombras
em pernas que tropeçam
chão de pedras
pés descalços

quando me vejo assim meio sem graça
sem viver a vida
apenas de passagem
moça, na janela
em viagem

meus lábios repetem em uníssono
as canções de distâncias volúveis
porém imorredouras

Olho para mim mesma e digo:
-Purifica seus enganos, moça!
Cala a vida que te soluça!
Fecha teu diário de folhas rasas
e imita o sol que suga das flores
o mais secreto perfume
o desejo sincero de viver


Ianê Mello e Beto Palaio

*
Foto de Julie de Waroquier




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails