O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




domingo, 12 de fevereiro de 2012

Diálogo Poético: Ricardo Daiha, Andre Melgaço, Erika Foresti, Paula Amaro, Edson Felizardo, Ianê Mello, Enice de Faria,Wilson Caritta




* NADA *

L e r,
SEM
T e r
LIDO;

V e r,
SEM
T e r
VISTO;

S e r,
SEM
T e r
SIDO;

T e r,
SEM
T e r
TIDO;

Nada.


-Ricardo Daiha-

MEDO


Quantas palavras escondidas
Nos volumes que não lemos
E portanto, não sabemos...
Imaginamos;
Quantas imagens não percebidas
Porque não atentamos aos detalhes
De esculturas simples entalhes...
Imaginamos;
Quantas vidas poderiamos ter,
Quantos desempenhos perdidos
Quantos atores teríamos sido...
Imaginamos;
Quantas paixões fogosas,
Quantas sinas amorosas
As perdidas quimeras ardorosas,
Imaginamos;

Elas existiram, existem,
E nós continuaremos,
Nesse inexplicável nada.
Pense!


- Andre Melgaço


O BICHO NADA


Que bicho tosco
É o Nada
que desfolha
toda a primavera

O nada assola
a varanda da casa
Atola a verde esperança
empunha uma lança
E dança

Na valsa da vida
embrulha a partida
mascara a ferida
E no fim, de novo
É nada!

Minha criança tem medo desse bicho.!
Que nada!...


-Erika Foresti-


Se do Nada venho e p'ro Nada caminho,
Não existo, não sou nada!
Penso que vejo e não vejo;
Julgo sentir e não sinto,-
e quando falo verdade, minto.
Que ser e não ser é este que não é?
De quem é esta vida que não tenho,
se quando penso que vou é quando venho?
De quem é este rosto que "conheço"
e o som das palavras em que tropeço
dia a dia, que não são, que nunca foram?
Onde estão o meu passado, o meu futuro,
e este estar e não ser, separados por um muro
onde vivem, nessa casa que não moram?
E se o nada não existe,
se as palavras são apenas sensações articuladas,
onde está a voz se a não sentiste?
Onde está a vida alegre deste mundo triste?


-Paula Amaro-


Adan voltando ao início
desde o fim
ao antes de tudo
haver assim
Ao aquém do princípio
Adan chegou enfim
a si mesmo no espelho:
Nada, e outra vez Adan


-Edson Felizardo-


O bicho Nada
anda ou nada?
se esparrama ...
voa na escuridão
até da alma
Vá embora,
bicho Nada!
Deixe-me
os sonhos, a calma
O Tudo te chama

... e sai de baixo da minha cama !


-Ricardo Daiha-


O NADA


E eu tenho medo
desse estranho bicho
que de mim se acerca
e logo se encosta
como quem não quer nada
e me deixa meio tonta
me tira do foco

Ele vem e ele vai
nesse jeito sem dono
e faz o que quer
me tira o sono
num quê de mistério
e num abandono
simplesmente me deixa

Se enrosca
me enlaça
me tira do sério
depois se afasta
e foge pra longe
deixando em mim
a eterna espera
a saudade de tudo
nesse nada que resta.


-Ianê Mello-


Este bicho nada
medonho, voraz
fez descer a noite
escondendo o sol
apagou as cores
da primavera
desfolhou as rosas
do meu jardim
sua silhueta
na janela
afugenta o sono
e amedrontada
muito assustada
acendo o abajur
porque o bicho nada
não suporta luz!


-Enice de Faria-


E do Nada fez-se o Tudo, ... e fez-se Tudo onde era o Nada !


- Ricardo Daiha -





Tudo sobre como resistir
nada para esconder
até contar porque
não vai existir
um outro dia
com as mesmas ondas
sensações conturbadas
um jeito secreto
pedir o beijo
partilhar o desejo...


-Wilson Caritta-


*

Crédito de Imagem: Pintura de Olivia Charmaine

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails