O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




segunda-feira, 25 de julho de 2011

DIA DO ESCRITOR (25.07.2011)



Amigos, proponho que aqui escrevamos o que significa o ato da escrita para cada um. Cada um no seu estilo, seja em prosa ou em poesia. 
O importante é que deixem um pouquinho de vocês aqui pra que todos 
compartilhemos nesse dia.






O ato da escrita com arte
( Por Giselle Serejo )


O ato de escrever de um Escritor é um ato penitente. Encontra-se aí
muitas convergências e dissonâncias, a alma desse ser transborda, sua, se enaltece, quer gritar e grita aos ventos...e nem sempre é ouvido, é lido.
Escrever para mim, requer uma boa formação cultural, fruto de labuta intensa e muitas reflexões sobre o ato da escrita. Há de se beber em muitas fontes, e quando pensarmos que conseguimos a palavra final, eis que aí é a inicial...
O processo Literário é transgressor e esquizofrênico, ouve muitas Vozes, delicia-se com os achados, encanta-se e repentinamente recolhe-se aos mais incônditos lugares para refletir. Encimesmado, o escritor pensa, pensa, e vive, e morre a cada escrita.
O escritor artístico produz uma arte rara, para puro prazer e fruição!

Em Homenagem ao Dia do Escritor

Giselle Serejo



Eles... mestres
de Tiago S. Correa


Eles vivem com os olhares fixos
Eles acompanham os movimentos das nuvens
Eles planejam emoções, arquitetos de sentimentos
Eles igualam o mundo interno
Resguardam uma vida depois da janela
Trancam a chave vários mapas
que se encontram abaixo dos cabelos

Eles adormecem
Eles tentam não acordar
Eles amam se manterem dormentes por minutos
Eles causam conflitos de neurônios
Ecoam risadas ao espelho quando isso acontece
Torce para que nenhuma reação escape
do seu ponto de visão psíquica

Eles são seres mágicos
Eles sabem o que dizer
Eles desejam a fala
Eles falam em versos
Mostram um sentido a quem necessita
Fazem pessoas sorrirem de entusiasmo
ou chorarem de reflexão

Eles estão espalhados em bibliotecas
Eles se juntam em mesas
Eles dialogam filosofias
Eles transpassam sem agonias
Mostram que a vida é única
ou cheia de surpresas
que no fim tudo reflete seu brilho

“Eles” somos nós
“Eles” sou eu
“Eles” é você
“Eles”... mestres
das letras garrafais
De mostrar o que se guarda no coração
Estes somos nós, escritores

E nessas horas
Em que escrevo enquanto a música entra em meus ouvidos
É impossível segurar a emoção
É impossível enxugar as lágrimas
Deixo apenas que meus poros se abram
e saiam palavras naturais
Algo de pele

Sempre será assim
Isso faz parte de mim
Faz parte de quem faz o mesmo
Pega carona nas ondas do mar
e flutua entre os espaços
virgulas e expressões
Isso, acima de tudo
É o que motiva
É o que amam fazer
Os tão chamados ESCRITORES


Tiago Correa 


Poesia nua e crua (Ode a poesia)



Assim como a verdade
As palavras e frases 
De minha poesia
São nuas e cruas


Jogas água quente 
Que ferve criando bolhas 
Quando formo minhas escritas 
Dizendo ser comercial
Me calunias
Chamando – me de intelectual demasiado


Se sou verdadeiro 
Assim fui criado
Gostando ou não
Terás que aturar e engolir suas palavras


Se sou intelectual 
É porque Meu Deus grande 
Me fez assim
Adoro escrever
Rimar o que bem entender


Falaste de mim 
Me referindo como esquerdista
Você foi infeliz em seu comentário
Meus escritos tem significado precário
Quer queira você ou não


Anderson Heredia



escrever
és crê ver

Joe Canônico


............................................
caminho suave para ler
caminho espinhoso para escrever
...........................................
Estou no meio do caminho......
...........................................

Beto Palaio



A dor da criação


A palavra é a arma do poeta 
e a dor sua inspiração
dela os versos se fazem puros 
numa catarse de sentimentos
num transbordamento de emoção
Brotam de sua alma flores de sangue
que escorrem em pétalas no papel
e a palavra se faz verbo
rasgando do rosto o véu


Ianê Mello



CHORAMINGUANDO

Nalguma rua do bairro Pará
Um violão anunciava o tom
Um reco-reco vinha celebrar
O anoitecer da terra de Drummond

Um sete cordas passeava em si
Dedos e pensamentos nos bordões
Felicidade ainda morava ali
Entre ruelas, bairros, casarões

O bandolim jorrava poesia
O cavaquinho celebrava a vida
Choro chorado, bem temperado
Tirando lascas da minha paixão
E um sete cordas roendo as bordas
Das pratinelas do meu coração

Rego de choro a flor do abacate
Celebro a arte, “Vila da Utopia”
Choro chorado, bem temperado
Tirando lascas da minha paixão
E um sete cordas roendo as bordas
Das pratinelas do meu coração 

Newton Baiandeira


Pessoa revisitado


Para o fingidor
Tudo é dor 
Tu doedor
Finge dor
Tudo dói
Dói.. dor
Dói...


Gil Rosza (1993)




Ser escritor é ter um relacionamento que exige um esforço diário, uma convivência, 
um trabalho que não aliena. É preciso descobrir o quanto é bom, forte e grande, que traga sempre uma alegria saudável e uma relação sólida e intensa.
Uma tragetória que enche a casa de surpresas com pequenos gestos, com admirações e respeito pelo próximo, se colocar no lugar do outro e sempre querer construir algo junto.
Resumindo...é viver plenamente os anseios da vida.


Ester Moreira


SOCIEDADE ALTERNATIVA


(PARABÉNS PARA TODOS OS ESCRITORES PELO SEU DIA )


Fazemos parte de um legado, que alternam suas idéias, que procura fazer as diferenças em seus momentos, demonstrando todo amor e carinho pela vida, que luta pelos nossos ideais, e faz dessa ideologia a sua esperança, para vôos bem altos, esquecendo essa sociedade e seu tormento financeiro, onde tudo tem seu preço, por isso fazemos de nosso legado uma poesia, encarando essas dificuldades e esse mercado humano, fazendo de nossos versos uma realidade, para valorizar toda vida humana.
Somos os amantes da natureza, que vêem na lua a inspiração, que fazem os raios do sol, radiarem toda beleza de nossas existências, somos aqueles que transformam as cores da tristeza em um lindo arco – íris, para cobrir todo ser de alegria, que fazem de uma simples luz, um belo luar, que fazem de uma rosa amarela, uma despedida para negatividade, para fazer do brilho do sol, um sentimento eterno. Nós somos uma sociedade alternativa, que colocam o sexto sentido, sempre em primeiro, para fazerem de sua vida uma obra de arte, tendo como único escultor Deus, e com toda essa força, conseguimos viver em harmonia, causando um mal estar a muitos infiéis, que tem como pai o desamor e como mãe a hipocrisia, formando assim a família socialite. E com a aliança do bem, semeamos e cultivamos o amor, ganhando muitos adeptos para o nosso legado, não somos os filhos da revolução, mas somos revolucionários de nossas expectativas, realizando o nosso amor e fazendo parte dessa sociedade alternativa.


(Texto do meu livro superação, amor e revolução)


Jair Lisboa


Por que eu escrevo? Escrevo porque como e bebo, porque desperto a cada manhã, porque olho e escuto. É isso. Escrevo quando me dá fome.


Jane Chiesse Zandonade 


Branca Página
    a Cecília Meireles e a todas  as mâos que aqui escrevem


pauta livre

silêncio
que aquieta o sonho

pálida
calço meus pés em teus sussurros

viajante

com teus lábios danço

tombo páginas
e me reescrevo luares em claras idades

Beijos e feliz dia do Escritor.


Carmen Silvia Presotto - Postigos - Vidráguas.


Para mim, escrever é compartilhar,
compartilhar momentos, ou até sentimentos
Sentimentos guardados no fundo do imaginário
Imaginação que precisamos para escrever com amor,
Amor que sentimos ao escrever..

O papel e a caneta, é meu segredo,
Minha escrita são minhas palavras...
Enfim, 

Um pouco de palavras para o dia do escritor..


Clarissa Vergara


 A arte de escrever


Escrever é a alma se comunicando com outra
é deixar no papel a emoção tatuada
é colocar em palavras pensamentos,
histórias, fantasias e muitas verdades.
Quando há aridez das palavras, 
quando a emoção nos sufoca a ponto de
não ser possível descreve-las, sofremos.
Falo que o ato de escrever é como parir
quando deixamos a emoção fluir
é doloroso, um parto sofrido.
Outras vezes somos atropelados pela escrita
brota aos borbotões e se derramam 
no papel em branco, criam vida, 
precisam ser lidas, e o escritor
se torna um espectador de suas próprias
palavras.


Enice de Faria





Poesia: uma visão, um olhar, um sentir que se expressa, em certo momento, de algo que nos espanta. Um espanto maior, em relação a outros que não identificam esse espanto em si mesmos. Externaliza-se, de modo diferente, aquilo que, afinal todos vêem, sentem, pensam, no seu quotidiano. Nasce um poema, assim quase de um nada, que, naquele momento foi tudo. Emoções, sentimentos, vertidos em palavras que fazem a diferença entre o comum e o incomum; entre a normalidade e a anormalidade, ao ousar um desnudamento interior.
O poema, ao sair da mão do poeta, não mais lhe pertence. Sentiu-o, ao escrevê-lo. Depois passa esse sentir aos outros, chegando ao coração como mais ninguém: é alimento, é remédio, é esperança, é emoção, é salvação! É vida!. E o espanto do poeta aloja-se, então, nas almas sensíveis que se cruzam, connosco, no dia a dia...



Odete Ferreira





ALGUÉM LEMBROU DO CE CEDILHA?


Cheguei  em casa todo suado
Fui ameaçado à tardinha
a dar as letras ou a vida.
Como morreria
do mesmo modo;
Dei uma banda no
Malandro  e, ufa! cheguei
a tempo de escrever
e ainda ver a Paola
passando hidratante.
-Desculpas, mas é que gosto
muito de coxas grossas-.
Bom, podia falar do bichinho que corrói por dentro,
Da pulsão de um ofício tão solitário,
E que escrever ou se deixar seduzir
pela leitura é bem mais que
Um trabalho.
Uma missão talvez. (Neste dia até cacófato vale)
- O que é cacófato, ô Bibi? -
Mas como sei que meus comparsas
e cúmplices me darão o prazer
e o consolo de dividir
Tais sentimentos,
Então decidi  fazer umajusta
Homenagem ao ce cedilha
O pobre coitado é como um
Dedo Mindinho.
A gente acha que não faz
A menor falta
Até precisar dele.
Mike Tyson mereceu um ipslom,
Tiririca vulgarizou
em Brasília,
ainda mais os
is e erres
e a Highlander da Hebe,
tem um H logo de cara.
O ce cedilha, meus caros
ninguém dá bola.
Quando pega ele
num jogo de palavras-cruzadas, e
vê que sifu..., passa a vez.
Mas O ce cedilha, mesmo
Parecendo Um tio-avó
do Asterix, - êita final bom pra carioca falar.
é algo disforme, parece um gordo baixinho
com o piru pra fora da calça.
Pronto: Doravante,
vamos valorizar essa letrinha de novo
porqê precisamos de todas
Para renascermos,
e renascermos,
De novo,
E a toda hora.
Agora, me sinto com a respiração
Menos ofegante. Ih, olha o ce cedilha aí.!
Vou celebrar ficando roxo de Açaí.
-Moço, quero com banana, granola e um pote
de ces cedilhas.
- Faz aquele desconto pra virar freguês...


Eduardo Minc


Da escrita

O canto da palavra no vazio,
enche de sonho o céu,
prece de anseio, lar azul
planta sementes nos olhos.
e se houver amor
o canto cresce feito flor
depois (e)terno será
em oração...

(se Deus quiser) 


Luiza Maciel Nogueira



RETRIBUIÇÃO


Com facilidade troco a noite pelo dia 
E é de manha me deparo em ser 
joia de valor inestimavel
num baú ornado de luz vítrea,
aurea e resplandescente.

Credita-me como obra do acaso
essa amizade escolhida e cultivada
por algumas decadas contigo, amigo.

Numa época em que a comunicação se acelera
e ninguém se entende verbalmente
me dá um grande prazer ser cotado como tal.

Por vezes oferecemos os nossos sentimentos
a outras pessoas e estas por carência e temor
os rejeitam e para se defender ( ?? sic ?? ), e 
se reprimem e nos ameaçam pelas mais disparatadas razões

A emoção não tem sentido lógico, só fisico
pois penetra, fermenta e reflui em sentido contrario,
e é emocionante reconhecer a emoção 
plasmando entre duas ou mais pessoas ligadas 
apenas por um tenue fio revestido de ilusão.

Sem reprimenda ou autocensura
a emoçao e a ilusão 
pasmas, unas, imersas,
indissoluveis com o tempo
com o passar.

Preferi a prosa a poesia na qual es mestre 
e na qual tambem operas com precisao.
Apenas para lhe agradecer e reconhecer
como tem sido importante ser seu amigo.

O garimpeiro és 
que nos procura 
e descobre facetas não lapidadas
em nossas vidas

E enquanto me permitires 
continuo a ser joia do seu baú.


Fracisco Caruso

  
Para mim a importância de escrever é mostrar um lado meu, onde eu mesmo no dia a dia não consiga mostrar como eu desejaria, aqui a meio de palavras coloco me a dizer coisas que penso ou que aprendo a cada momento de minha vida. Tudo que vivemos acaba sendo escrito de certa forma, nâo precisa ser com todas palavras mas sim as escuras ou indirectas que deixamos, para vermos se pessoas a meio de nós possam perceber um pouco o que vivemos, pela graça desta vida rápida que todos temos. Escrevo não para aparecer e sim para saber que estou vivo. 


Alex Sandro Sousa




Um comentário:

Ianê Mello disse...

Muito obrigada a todos os amigos que participaram desse diálogo sobre o ato da escrita nessa data tão significativa para nós.
Agradeço, desde já, também, aos queridos leitores que sempre nos prestigiam.

Grande beijo.

Related Posts with Thumbnails