O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




domingo, 7 de março de 2010

Será O Benedicto?

























Mas será o Benedicto erudito?
Burocrático como um grande formulário;
Chato como a bula do remédio;
Entediante como a fila em que se pagam as contas.
Será?

Mas será o Benedicto orgulhoso?
Um tanto balzaquiano e machadiano, sim.
Apreciador de Mozart,
Saraus e piano.
Será?

Mas será o Benedicto fleumático?
Elegante como defunto no velório;
Frio como morto;
Rígido como o próprio rigor mortis.
Será?

Mas será o Benedicto sábio?
Sabedor da sabedoria do ignaro;
Ignaro do saber do tolo;
Mestre dos mestres dos sábios.
Será?

Será o Benedicto gênio?
Conhecedor da história de todos os tempos;
Palestrante sobre os homens de cerâmica,
Da olaria mesopotâmica.
"Mãs"... será?


Jefhcardoso




Obs. Postado originalmente no http://jefhcardoso.blogspot.com este poema de minha autoria conta com a fotografia de meu modelo fotográfico preferido, Davi Santarosa. Em meu blog ha uma foto para cada estrofe, o que gerou 5 postagens, algo que não fiz aqui para não tomar tanto espaço.

3 comentários:

Ianê Mello disse...

Mas será o Jefhcardozo um grande poeta, será?
Com certeza que é.

Parabéns, amigo!

Bjs.

Sandra Gonçalves disse...

Mas será o Benedito que esse moço escreve tão bem assim?
E não é que escreve mesmo.
Nossa to bege.
Bjos achocolatados

Jeferson Cardoso disse...

Ianê, nem poeta eu sou. Sou mesmo o mais comum entre todos, mas tenho umas coisas que minha avó diria: “Esse menino tem mania de meter-se com letras”. Muito obrigado, amiga! Se o que rega a poesia é o carinho, minha plantinha vai muito bem com suas palavras. Obrigado!

Sandra, bege é uma bela cor. Um tom pastel né?! Obrigado por suas gentis palavras. Linda!

Related Posts with Thumbnails