O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




domingo, 15 de agosto de 2010

O EQUILIBRISTA







Minha vida é um trapézio
Sem rede para segurar minha queda
Olho para o vazio abaixo
Mas não caio

Meu andaime é a corda bamba
Com um varapau como companheiro
Ao caminhar resoluto, bambeio
Mas não caio

O público ovaciona a travessia
Minha ex-mulher grita "tomara que caia"
Meu patrão rasga meu holerite
Mas não caio

A corda bamba é feita de arco-íris
Há um anjo em cada ponta, protetores
Pula na corda um deus menino
Mas não caio

Uma diáfana mãe vem me seguir
Com seu próprio varapau a se equilibrar
Ela passa com receio que eu caia
Mas não caio

Há nesta corda um grifo nebuloso
O próprio universo que vem se regozijar
Do tempo que ele empresta e toma
Nele eu caio
 
 
Beto Palaio 
 
 
 
 
Equilibro na corda bamba 
como um exímio trapezista
Sei que não há nada 
para amparar minha queda 
Mas me mantenho firme


Bambeio, faço que vou cair
mas meu corpo se reequilibra
numa dança perigosa
corpo pra lá e pra cá


O público como num circo
observa estupefacto e apreensivo
Meus inimigos torcem pela minha queda
Mas me equilibro


Corpo ao léu numa corda de emoções
e numa leve escapulida
um pensamento distraído
me acomete
 olho para baixo e vejo o chão
 sinto medo
a queda é certeira


Ianê Mello
 
 
 
 
 
Diálogo Poético: Beto Palaio, Ianê Mello

 

 


 

3 comentários:

Ianê Mello disse...

Anjo, lindo poema!

Trapezistas na vida somos sempre na corda bamba.


Beijos.

Cria disse...

Parabéns, um texto de rara beleza ! Beijo.

Marcelino disse...

Dá até pra imaginar - de tão legal q ficou o diálogo -os dois, cada um numa ponta da tal corda...e se abraçando na queda.

Related Posts with Thumbnails