O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




domingo, 24 de outubro de 2010

AFORISMOS CRIADOS COM PERDA





Frederick McCubbin, Lost, 1907


O bom campeão sabe suportar com galhardia uma eventual perda.


O sentimento de perda é proporcional a sensibilidade de cada ser humano.


Perde-se tempo achando que o próprio tempo pode recuperar no futuro o que se perdeu.


A perda deixa uma profunda lacuna no coração de quem ama.


A maior perda é aquela em que sentimos algo morrer um pouco dentro de nós.


A pior perda é a de si mesmo.


Tudo o que perdemos sorrindo pode estar fazendo alguém chorar.


Perder-se num abismo de ilusões é sofrer de eterna insônia.


Perder um amigo nos é, às vezes, mais indiferente do que perder um inimigo.


A perda em certas circunstâncias torna-se irremediável.


Perde-se o exato à procura do mais que perfeito.


Para toda perda uma nova dor é sentida. Superá-la é vital.


Quem perde acha que perdeu muito, quem ganha acha que ganhou pouco.


A  eterna insatisfação humana torna a perda mais dolorosa e a vitória menos significativa.


Nesses tempos modernos culpamos pela nossa perda de tempo à TV e ao nosso sossego ao cartão de crédito.


Mil vezes perder algo a perder a cabeça.


A vida é uma lenta perda de tudo ao que nos apegamos com fervor.


Podemos evitar  certas perdas se soubermos dar maior valor ao que conquistamos enquanto o temos.


Perder a fé é perder a chance de recuperarmos o que conquistamos de bom para nossa alma.


A perda da identidade é  o que de pior pode acontecer à um indivíduo. É a aniquilação do ser.


A flecha que se perde por vezes ganha o alvo.


A  perda de algo muitas vezes nos revela e traz algo melhor.


Perdas e ganhos: uma árvore nos dá lições diárias de que enquanto perde uma folha lhe nascem dez no lugar.


 A perda deve ser sentida em plena consciência para que se possa superá-la. 


Negá-la dificulta esse processo de superação.


Por vezes lamentamos até pela perda do emprego que nos rouba a identidade.


Perdas e ganhos, desses opostos é feita a vida. Ganhar é fácil por vezes nem damos valor. Saber lidar com a  prda exige maturidade e requer longo  aprendizado.


A perda da inocência é diretamente proporcional ao ganho do auto-conhecimento.


Por vezes perder é sinônimo de ganhar. 


Chorar por um falso amor é deixar de doar lágrimas de júbilo ao amor que vem.


Hoje perde-se, amanhã se ganha. Viver é um aprendizado constante que requer serenidade e paciência.


Amar é doar-se até se perder em arrebatamentos.


É preciso saber perder-se para poder encontrar seu verdadeiro Eu. Perder as máscaras, perder a vergonha, perder o medo, perder os limites. Perder, de forma saudável, tudo o que nos aprisiona e nos impede de Ser.




Beto Palaio e Ianê Mello




Na poesia me encontro
e nela eu posso
minha alma abrir
pois que desta forma
eu quebro uma norma
posso me exprimir..
Dizendo o que sinto
num verso que é lindo
vai meu sentimento...
Já que ao falar
é dificil expressar
o meu pensamento...
Linda poesia
onde a harmonia
encontra lugar...
Deixa que teus braços
sejam ternos laços
e vem-me abraçar...





Joaquim Vale Cruz

2 comentários:

Machado de Carlos disse...

Ianê!

Que bom que você esteve no meu cantinho e deixou suas palavras que são assinaturas do seu coração.
Sim, nossos blogs estão interligados. O blog Diálogos Poéticos está ligado ao meu graças a um presente maravilhoso que você me deu. Eu lhe agradeço sempre por participar dele, pois lá encontrei grandes amigos que também deixam suas marcas lá.
Obrigado, Ianê!

Ianê Mello disse...

Machado de Carlos, você é sempre esperado e bem vindo aqui,é um prazer tê-lo conosco.
Lamento não poder visitá-lo em seu blog com mais frequência.

Muita paz.
Grande beijo.

Related Posts with Thumbnails