O Equilíbrio da Vida (TAO)


O excesso de luz cega a vista.


O excesso de som ensurdece o ouvido.

Condimentos em demais estragam o gosto.

O ímpeto das paixões perturba o coração.

A cobiça do impossível destrói a ética.

Por isso, o sábio em sua alma

Determina a medida de cada coisa.

Todas as coisas visíveis lhe são apenas

Setas que apontam para o Invisível.



(Tao-Te King, Lao-Tsé)




terça-feira, 13 de abril de 2010

Vida


Vida

Machado de Carlos

Guardo a tua imagem, a razão da vida
Dos amores, o teu nunca chega ao fim
Estás entre flores: — Meu tudo, enfim
Tu és mensagem, o meu pote de vida.

Sugo-te!... Que sinfonia! O som da vida!
Vivo num arpejo, só para mim
Vejo-te entre nuvens: — És anjo, sim
A clarear o meu dia, a força da vida.

Brilhas este andante! A cor da vida!
Tornei-me ébrio cantante (fiquei assim...),
Desnorteado e com fôlego no fim
Fui premiado! Reflexo de tua vida!

...Forças vitais voltadas para mim!
Oh! dias desiguais! Recobro a vida!...

4 comentários:

Rodrigo Della Santina disse...

Cara Ianê, achei bastante interessante este blog: compondo poemas por meio de modo interativo e de colaboração: uma ideia muito bacana, acredito, de estímulo à criação. Sou poeta também, cronista e contista. Tenho um blog pessoal, cujo endereço é rodrigoepoesia.blogspot.com, e gostaria de participar deste seu blog. Meu e-mail é rodrigoepoesia@gmail.com.
Abraço,

Zélia Guardiano disse...

Beleza de versos! Um verdadeiro encantamento me envolveu...
Parabéns!
Um abraço

Jairo de Salinas disse...

Uma bela parceria entre a música e a poesia.
Gostei!

Ianê Mello disse...

Rodrigo,

fico feliz por sua visita e comentário.
Já mandei um con vite pelo seu e.mail.


Dê uma olhadinha nas regras ao final do blog.


Um abraço.

Related Posts with Thumbnails